quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

De portas trancadas contra a cobiça...

Numa grande reportagem elaborada pelo Diário de Notícias da Madeira do dia 21 de Fevereiro de 2011 pelo jornalista Ricardo Duarte Freitas.
A febre do ouro e as esmolas das igrejas estão a ser cobiçadas pelos assaltantes. Os padres já não crêem na Justiça e culpam a crise e o desemprego. As portas dos templos só se abrem para as missas.

"... A pacatez do Caramanchão, em Machico, também foi sacudida pelo assalto à igreja do Piquinho. As obras no salão paroquial terão facilitado a intrusão de desconhecidos pela capela mortuária. No templo, três portas foram arrombadas mas a sacristia ficou incólume, embora os paroquianos digam que "a igreja é pobre e tem muito pouco para levar". Para já, há a convicção de que "casa arrombada, trancas à porta". Gorete Fernandes revela que a igreja já não tem alarme, também porque nunca foi roubada em 35 anos.
Nada foi furtado, mas ficou o alerta de que a Diocese do Funchal deve contribuir para proteger as património religioso dos templos pobres. " O sr. Bispo devia dar mais apoio para a segurança das igrejas", defende. Porque a solução tem sido a mais fácil e menos dispendiosa: fechar portas quando não há missa."


Excerto de uma reportagem do Diário referente á notícia do assalto á Paróquia do Piquinho, onde foram  referidas as vagas de assaltos às igrejas de Gaula, Machico, Piquinho e Àgua de Pena.Contém depoimentos do pároco de Gaula e pessoas de Água de Pena e do Piquinho. É possível vermos uma cronologia dos vários assaltos e uma alusão ao projecto Igreja Segura...

Sem comentários:

Enviar um comentário