terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Paróquia do Piquinho sofre tentativa de assalto...

Foi na noite de Domingo para Segunda (de 6 para 7 de Fevereiro) desta semana que os amigos do alheio resolveram investigar o que poderiam roubar mas desta feita foram pela primeira vez à igreja do Piquinho no Caramanchão onde arrombaram uma primeira porta da Capela Mortuária seguindo pelas escadas interiores arrombaram uma segunda porta que dava acesso ao interior da igreja e por fim desde o interior arrombaram uma outra para dar acesso à sacristia mas não conseguiram por esta possuir uma fechadura muito segura.

Daqui depreende-se que o objectivo seria por ventura chegar à sacristia, mas optaram pelo caminho mais difícil e mais discreto mas rebentando três portas. Teriam a vida mais facilitada se tivessem arrombado a porta do exterior da sacristia, mas para não serem facilmente descobertos uma vez que fica perto da casa paroquial, optaram então por entrar pelo andar inferior onde se situa o salão e capela mortuária. Aqui perante este cenário conclui-se que eram pessoas conhecedoras do local e devidos acessos.
Possivelmente estes procuravam dinheiro, ouro ou outros objectos de prata mas não conseguiram, sendo de bom-tom informar que estas coisas de valor não se encontram nas igrejas mas em locais próprios e altamente seguros como os bancos.

Sendo esta paróquia, uma paróquia com poucas possibilidades financeiras e muito modesta nos seus objectos sacros, não possui qualquer sistema de alarme e também actualmente está a encaminhar alguns recursos para a recuperação do salão paroquial. Mas a curto prazo seria bom a colocação de um sistema de alarme em toda a igreja de modo a tranquilizar as pessoas e demover os amigos do alheio.

Para além de ser um assalto que é altamente reprovável, no local que é como sendo a casa de Deus é muito frustrante para o povo ver que nestes momentos não existe o mínimo de respeito e deixam apenas um rasto de vandalismo que por vezes e felizmente não serviram para nada.

Relembre-se que tem poucos dias que decorreu o assalto à Igreja Matriz de Machico e os sistemas de segurança como reforço de todas as portas e colocação de sistema de alarme tem sido essencial uma vez que já sofreu vários assaltos, também recentemente a Igreja de Gaula foi assaltada.
Muitas igrejas estão a ser alvo de assaltos constantes e este tipo de crimes está a aumentar na nossa região e a indignação dos fiéis é grande, sendo importante que a Diocese esteja atenta a estas situações e é igualmente urgente uma decisão conjunta com todos os Arciprestados de forma a adoptar medidas concretas para todos os templos religiosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário