terça-feira, 29 de maio de 2012

Machico celebrou o padroeiro dos automobilistas... Festa de S. Cristóvão

Realizou-se no passado fim de semana dias 26 e 27 de Maio de 2012 a já tradicional festa de São Cristóvão. o padroeiro dos motoristas. Na véspera da festa a Eucaristia foi pelas 20:30h com sermão proferido pelo pároco de Água de Pena e Assomada Pe. Luís Miguel, sendo a serimónia animada litúrgicamente pelo Coro do Sábado. A animação continuou com actuação de conjunto e pelas 24h o fogo de artifício.

No Domingo realizou-se a Eucaristia da Festa pelas 14:30h na Capela do Solar de São Cristóvão, com sermão proferido pelo pároco do Livramento e Imaculado Pe. João Carlos e animada pelo grupo coral do Domingo: Mary Jane Wilson. Em seguida saíu a procissão em cortejo automóvel percorrendo as ruas do concelho de Machico passando pelo centro da cidade, Ribeira Seca e Ribeira Grande com grande números de pessoas a assitirem pelos caminhos atirando com flores e admirando o magnífico automóvel ricamente ornamentado com flores e levando o Santo Protector. A procissão volta de novo à capela do Solar de São Cristóvão onde foram benzidos os cerca de 190 automóveis que participaram sendo distribuído um chaveiro e uma pagela com oração.

De referir que estas cerimónias foram presididas pelo pároco do Piquinho o Pe. Ramos e com a ajuda dos acólitos do Piquinho que também participaram em bom número.
Uma vez mais realizou-se esta festa graças ao empenho de toda a comissão de festas e todos os devotos e festeiros, festa que foi activada pelo Pe. José Afonso em 1996 sendo nessa época a festa realizada na Igreja do Piquinho, de destacar ainda o empenho na continuidade desta festa dos posteriores párocos o Pe. Manuel Carlos e actual pároco o Pe. Ramos.
Mais fotografias podem ser vistas no nosso facebook! Visite o nosso albúm da festa...

Sem comentários:

Enviar um comentário