segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Morreu D. Júlio Tavares Rebimbas


Funeral do bispo emérito realiza-se na terça-feira, 7 de Dezembro, pelas 14h30, na Sé do Porto. D. Manuel Clemente destaca simpatia e dedicação.





D. Júlio Tavares Rebimbas, antigo bispo do Algarve, auxiliar do Patriarca de Lisboa, primeiro prelado de Viana do Castelo e arcebispo-bispo do Porto, morreu esta Segunda-feira, 6 de Dezembro, aos 88 anos.

“Em todos estes relevantes cargos eclesiais, o Senhor D. Júlio foi um dedicado Pastor do Povo de Deus, concretizando o espírito e as determinações do Concílio Vaticano II, quer nas iniciativas que tomou quer no seu modo cordial e próximo de estar e proceder com todos", escreve o bispo do Porto, D. Manuel Clemente, em texto publicado no site da diocese.

"Foi constante amigo do seu clero e deixou em todas as Dioceses que serviu um rasto de gratidão e simpatia, inteiramente merecidas”, acrescenta.

Depois de recordar que D. Júlio Tavares Rebimbas residia na Casa Diocesana de Vilar, "estrutura de grande importância para a actividade pastoral, que edificou e bem denota o seu empenho e clarividência", D. Manuel Clemente sublinha que a "Diocese do Porto está profundamente grata" ao arcebispo-bispo, "guarda no coração o seu testemunho e pede a Deus a maior recompensa dos seus muitos e generosos trabalhos”.

O corpo de D. Júlio Tavares Rebimbas chega esta Segunda-feira à Catedral do Porto, pelas 10h00, onde ficará em câmara ardente, realizando-se às 21h30 uma vigília de oração.

Na Terça-feira, às 14h30, também na Sé, decorre a celebração exequial, seguindo o cortejo fúnebre rumo Bunheiro, Murtosa (diocese de Aveiro), terra natal do prelado, onde será sepultado em jazigo de família.

Filho de Sebastião Tavares e Maria Antónia Tavares Rebimbas, ele pequeno agricultor, ela costureira, D. Júlio Tavares Rebimbas nasceu a 21 de Janeiro de 1922.

A 29 de Junho de 1945 foi ordenado padre, tendo recebido a ordenação episcopal a 26 de Dezembro de 1965, depois da nomeação para bispo do Algarve, a 27 de Setembro do mesmo ano.

Foi nomeado arcebispo de Mitilene e auxiliar de Lisboa em 11 de Julho de 1972, e a 3 de Novembro de 1977 recebeu a responsabilidade de se tornar o primeiro bispo de Viana do Castelo.

No dia 18 de Fevereiro de 1982 foi nomeado arcebispo-bispo do Porto, tendo resignado a 13 de Junho de 1997, aos 75 anos.

Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário