quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Papa envia mensagem de condolências à Diocese do Porto

Bento XVI lembra D. Júlio Tavares Rebimbas como «zeloso servidor da Igreja»

Bento XVI enviou à diocese do Porto uma mensagem de condolências por ocasião da morte de D. Júlio Tavares Rebimbas, bispo emérito, que lembrou como um “fiel e zeloso servidor da Igreja”.

O texto, publicado pela página oficial da diocese, foi enviado a D. Manuel Clemente, através do Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

D. Júlio Tavares Rebimbas faleceu no dia 6 de Dezembro, com 88 anos de idade. Oriundo do Presbitério de Aveiro, foi sucessivamente bispo do Algarve (1965-1972), bispo auxiliar do Patriarca de Lisboa (com o título de arcebispo de Mitilene, 1972-1977), primeiro bispo de Viana do Castelo (1977-1982) e bispo do Porto (1982-97).

O Papa manifesta “sentidas condolências aos familiares e a quantos beneficiaram do seu serviço pastoral, e assegurar que se une espiritualmente a todos para confiar ao Amor eterno do Pai Celeste fiel e zeloso servidor da Igreja que modelou a sua vida e ministério pela figura do Bom Pastor dando vida pelo rebanho”.

“Para conforto de todos, o Santo Padre concede à Diocese do Porto extensiva a quantos tomarem parte na celebração exequial sua bênção apostólica”, conclui a mensagem.

O funeral de D. Júlio Tavares Rebimbas tem lugar esta Terça-feira, pelas 14h30, na Catedral do Porto.

No final da celebração o cortejo fúnebre rumará ao Bunheiro, Murtosa (Aveiro), terra natal do falecido bispo, onde será sepultado em jazigo de família.

Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário