quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Funchal: Diocese perspectiva várias comemorações

O próximo ano será marcado por diversos eventos para a Igreja na Madeira, incluindo o arranque da preparação dos 500 anos da criação da Diocese, depois de um 2010 “rico e ao mesmo tempo difícil", disse o bispo local, D. António Carrilho.

Na cerimónia de cumprimentos de Natal, da parte do clero, leigos e consagrados, o prelado lembrou as dificuldades resultantes do temporal de 20 de Fevereiro e a onda de solidariedade então registada.

Balanço positivo foi também para a presença da Imagem Peregrina de Fátima entre nós (Outubro de 2009 a Maio de 2010) que “reavivou a fé de muita gente”, disse.

Em relação a 2011, o bispo do Funchal disse que vai ser “um ano de muitas comemorações”, nomeadamente a continuação das celebrações do 50.º aniversário da criação de novas paróquias, a ordenação de novos sacerdotes e o início dos preparativos para os 500 anos da Diocese, em 2014.

“Vamos começar já no próximo mês de Junho a preparar estes 500 anos para que tudo o que se possa fazer em termos comemorativos tenha uma dimensão espiritual, cultural, festiva, mas, sobretudo, que a grande festa seja podermos saborear juntos o esforço de renovação da nossa Igreja”, afirmou.

D. António Carrilho falou também do que considera ser “uma grande prioridade para todos nós, a pastoral das vocações; queremos dar à Igreja e à sociedade actual todos os esforços nesse sentido”.

Redacção/«Jornal da Madeira»

Sem comentários:

Enviar um comentário