quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Padres do Algarve oferecem salário

Montante correspondente a um mês de ordenado vai ser canalizado para undo social diocesano
Os padres algarvios anunciaram a sua intenção de partilhar um “mês de trabalho” (650 euros) até Março de 2011, que será canalizado para o fundo diocesano social, criado por "motivos da crise", que neste momento se encontra sem verbas.

A posição é assumida no comunicado final do Conselho Presbiteral da diocese do Algarve, enviado à Agência ECCLESIA.

Trata-se do órgão representativo de todos os sacerdotes, equivalente a um “senado” do bispo para o governo da diocese.

Os padres da diocese algarvia lembram que vivem no segundo distrito do país com mais desemprego, procurando responder “à profunda crise que se alastra”.

Na reunião do Conselho, que se concluiu a 6 de Dezembro (após uma primeira sessão a 29 de Novembro), foram enumeradas diversas iniciativas que já estão em curso na diocese, para além da “imensa generosidade e partilha que se sente acontecer nas comunidades cristãs e na partilha generosa dos fiéis cristãos”.

Em Faro, a partir de Janeiro, vai ser criado pela Cáritas um refeitório social, com o intuito de “minorar as necessidades, sendo uma resposta complementar a outras instituições”.

A partilha de recursos com os mais pobres iniciada este Advento – as quatro semanas antes da celebração do nascimento de Jesus, a 25 de Dezembro – vai prosseguir na Quaresma.

Na Igreja Católica, estes dois tempos litúrgicos são marcados pela vertente penitencial, concretizada numa oração, jejum e esmola mais intensas.

As renúncias quaresmais do próximo ano destinam-se também “ao Fundo diocesano social criado por motivos da crise e que já prestou um enorme contributo no passado ano de 2009 em ajuda a famílias da diocese”.

Neste contexto, revela-se que a “verba para aí canalizada” está esgotada.

O Conselho destacou ainda a criação do Fundo solidário social da CEP, que será gerido na sua aplicação na diocese algarvia "pelos responsáveis da Cáritas diocesana e da Sociedade de S. Vicente de Paulo".

Os padres algarvios consideram que “todos devem colaborar na procura de respostas para a crise, alertando ou envolvendo-se pessoalmente, mas sempre marcados pela esperança e por um testemunho de vida credível”.

Os conselheiros propuseram que o bispo diocesano, D. Manuel Quintas, escrevesse uma Nota pastoral específica sobre este assunto e as iniciativas diocesanas a este respeito.
Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário