sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Árvore de Natal «ecológica» chegou ao Vaticano

Abeto vermelho é certificado com a marca de sustentabilidade PEFC




Chegou esta Quinta-feira ao Vaticano a árvore de mais de 30 de metros de altura que se vai elevar na Praça de São Pedro, durante o período natalício.

Trata-se, este ano, de um abeto vermelho, com 94 anos e cinco toneladas, vindo da região do Alto Adige, nordeste da Itália.

A árvore chega da uma floresta gerida de forma sustentável, certificada pelo Programa para o Reconhecimento de Sistemas de Certificação Florestal - Programe for the Endorsement of Forest Certification schemes - PEFC (www.pefc.org).

A operação de corte e transporte decorreu nos dias 29 e 30 de Novembro. A árvore será levantada ao final da tarde de Sexta-feira, 3 de Dezembro, no centro da Praça de São Pedro.

A decoração inclui 3 mil esferas douradas e prateadas, com 1500 luzes brancas e amarelas, dotadas de “maior eficiência em termos de consumo e manutenção”, revela o jornal do Vaticano.

No dia 17 de Dezembro terá lugar a tradicional cerimónia de inauguração, com a presença do cardeal Giovanni Lajolo, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

Outras 50 árvores, mais pequenas, vão decorar as salas e os diversos espaços da cidade, todas elas provenientes de florestas certificadas PEFC.

O abate destas plantas inclui-se nas intervenções de gestão florestal previstas pelo serviço responsável por esta área, na província italiana.

Assim, pelo segundo ano consecutivo, a árvores de Natal mais fotografada do mundo tem o selo do maior sistema de certificação florestal.

Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário