domingo, 5 de dezembro de 2010

Aproveitar o Advento para converter mentalidades


No final da sua visita ao Cazaquistão, o Secretário de Estado do Vaticano desafiou fiéis a porem de lado o materialismo
«Quem quer encontrar a Deus, deve caminhar continuamente até ao seu interior, indo em direcção contrária à que é indicada pela mentalidade materialista, individualista, hedonista».

De acordo com um comunicado de imprensa da Santa Sé, esta foi a principal mensagem deixada pelo cardeal Tarcísio Bertone na Eucaristia que encerrou este Sábado, dia 4 de Dezembro, a visita pastoral do secretário de Estado do Vaticano ao Cazaquistão.

Dirigindo-se aos fiéis durante a missa que presidiu na Catedral dedicada a S. José, em Karaganda, o prelado lamentou a cultura do visível que actualmente domina o mundo.

«Cada dia, também aqui, somos confrontados com uma realidade concreta que nos rodeia, com uma força tão grande que parece que não há mais nada» criticou o prelado, para quem o Advento vem apontar para algo bem diferente.

«A realidade é que o invisivel vale muito mais do que o visível», argumentou D. Bertone, apoiando-se na figura de João Baptista, que abriu caminho à conversão de todos os homens e mostrou que Deus pode habitar em cada pessoa.

Para conseguir compreender este mistério, «é necessário superar a ideia de que o homem tem apenas uma dimensão horizontal, visível», referiu o representante do Vaticano, acrescentando que «falta atenção e sensibilidade pela dimensão vertical, invisível».

Durante a sua homilia, o Cardeal Tarcisio Bertone lembrou que «o Senhor vai nascer para nos salvar e só na medida em que abraçarmos esta fé de todo o coração é que poderemos ter a certeza que seremos verdadeiramente redimidos».

O Secretário de Estado do Vaticano espera que esta quadra natalícia permita a cada homem alcançar a alegria, a paz e a plenitude do amor, «contribuindo, com a graça de Deus, para a transformação positiva do mundo».

Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário