quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Madeira pede ajuda para fundo social diocesano

Bispo do Funchal apela à generosidade dos fiéis, para apoiar famílias em situações especiais de pobreza.

D. António Carrilho, bispo do Funchal, apelou à generosidade dos madeirenses para fazer face ás “múltiplas necessidades” que a Igreja Católica tem sido chamada a responder.

Numa mensagem a respeito da tradicional prática da “Renúncia do Advento”, nesta diocese, o prelado sublinha que “a quadra do Natal tem sempre a marca da solidariedade e da fraternidade cristã, que se traduz em gestos concretos de presença e ajuda a quem mais precisa”.

Neste sentido, as ofertas recolhidas neste tempo vão ser destinados ao fundo social diocesano “para ajudar famílias em situações especiais de pobreza, nomeadamente por razões de desemprego e maiores necessidades no apoio às crianças, doentes e idosos”.

D. António Carrilho revela ter decidido depois de consultar o Conselho Presbiteral e os responsáveis diocesanos da Cáritas e das Conferências de S. Vicente de Paulo.

A recolha das ofertas faz-se em todas as igrejas da Madeira e Porto Santo, nos ofertórios das Missas da festa da Epifania do Senhor, no dia 2 de Janeiro.

O bispo do Funchal pede aos párocos “que expliquem aos fiéis o sentido positivo desta renúncia, como forma de penitência pessoal e serviço de amor fraterno”.

Este responsável assegura que “as Paróquias e as Associações de Fiéis, conhecendo as necessidades reais das famílias das respectivas áreas de proximidade, poderão solicitar ajudas”, apresentando os respectivos casos à Cáritas Diocesana e às Conferências Vicentinas, através das quais se fará a distribuição do Fundo.

“A Diocese agradece, desde já, a generosidade dos fiéis, sempre tão bem comprovada e testemunhada, perante situações e causas difíceis”, conclui D. António Carrilho.

A Madeira viveu este ano um momento particularmente dramático com o temporal de 20 de Fevereiro, que provocou dezenas de mortes e elevados danos materiais.
Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário