quinta-feira, 10 de março de 2011

Rubrica 50 Anos de História... Solar de São José - Machico

Estamos de Regresso com a nossa rubrica especial!
Sejam Bem-Vindos...

Hoje tal como prometido vamos falar um pouco sobre o Solar de São José que também está relacionado com a Paróquia do Piquinho uma vez que por uma homenagem foi atribuído como padroeiro da paróquia precisamente o padroeiro que em tempos era venerado nesta capela e também o nome do Sítio em que esta se localizava.
Vamos agora analisar uma foto antiga de Machico...
Aqui através desta foto que aquando das pesquisas ficamos realmente surpresos uma vez que nunca tinhamos observado uma imagem em que fosse possível vermos como era o Solar de São José, é possível vermos o referido Solar lá em cima no Piquinho nome de Sítio e da Paróquia do Piquinho.
Atavés da análise mais atenta verificamos que este parace que já estava a se degradar mas com o passar dos tempos acabou mesmo por desaparecer quase por completo.
Mais em pormenor:
É atavés desta fotografia que até ao momento achamos ser a mais antiga que possuímos onde nos é possível verificarmos o Solar de São José ainda de pé. Com o passar dos anos possívelmente por falta de posses da família e posteriormente por falta de zelo das autoridades de então o Solar continua o seu processo de degradação...
Aqui nesta foto apresentada e mais actual no tempo é possível vermos que algumas paredes ainda se mantiam de pé sendo ainda possível realizar alguma recuperação. Sabemos também que isto passou a ser uma propriedade privada e que eram proprietários emigrados que posteriormente construiram ali um negócio mas o Solar continuou a se degradar...
Este era o estado de degradação em 2007.
Actualmente encontra-se assim:
É com extrema desilusão que verifico esta situação actual, pouco ou nada resta do Solar, durante alguns anos era ainda possível olharmos para o local e sabermos que em tempos ali existiu um Solar com Capela mas actualmente já pouco se verifica. Aqui alerto para a necessidade das entidades competentes agirem e pelo menos ali desenvolverem o que ainda pode ser realizado como por exemplo a Arqueologia.
Perante esta situação resta-nos alguns dados históricos que podem servir de alento e que Carlos Cristóvão último proprietário do Solar de S. Cristóvão em Machico fez questão de imortalizar numa das suas publicações históricas:

Solar de São José - Ficam as suas ruínas no Sítio do Piquinho e foram edificadas por António Gonçalves Franco, em 1730. Nas ruínas ainda podemos observar algumas cantarias da porta da capela e de outras portas e janelas. Fica no coração do Vale de Machico, com vista para o mar e para a serra, mas num local completamente entregue ao vento de todos os quadrantes.
Esta talvez a razão de só hoje existirem ruínas desse solar também com capela. Certamente algum ciclone mais impiedoso levou-lhe o telhado e o tempo, a erosão, a incúria ou a falta de meios dos proprietários fizeram o resto. O pior mal para arruinar uma casa é deixar chover-lhe dentro e deixar a humidade penetrar.
in Elucidário de Machico, Carlos Cristóvão 3ª Edição 1989

Perante tudo isto fica aqui a devida homenagem realizada pelo povo pois quando construíu o seu novo templo quis que o seu padroeiro voltasse a ser venerado em Machico desta feita numa Igreja Nova a que se chamou Paróquia do Piquinho - Caramanchão e tendo como padroeiro São José que já tinha tido ali bem perto a sua Capelinha.
Nesta foto temos a Igreja do Piquinho e mais abaixo no quadrado amarelo a localização das Ruínas do Solar de São José.
Uma das fotos mais antigas da nossa Igreja Paroquial, com a primeira imagem de São José.

A actual imagem de São José padroeiro da Paróquia do Piquinho - Machico.

Estamos no final da Rubrica 50 Anos de História, da minha parte foi muito especial pesquisar em livros uma foto onde se verificasse o Solar ainda quase intacto, a sua evolução de degradação até aos nossos dias e alguns dados históricos sobre o mesmo. Na próxima rubrica e por estarmos perto da Festa de São José vamos divulgar umas imagens da festa no ano de 2004.
Até à próxima rubrica!

Por: Patrício Sousa

1 comentário:

  1. Parabens pela pesquisa! Por acaso pensei que o solar seria mais pequeno do que é visivel nestas imagens. Era engraçado saber como seria o seu inetrior e actualmente se resta algo da antiga ermida, isto é talhas, esculturas ou algumas alfaias. Sendo que na altura a sede da paroquia era em Machico, poderá algumas das peças terem sido recolhidas na matriz de Machico.
    Mais uma vez parabens pois é com estas simples pesquisas que fazemos com que o nosso patrimonio não seja esquecido! Abraço

    Paulo Olim

    ResponderEliminar