segunda-feira, 4 de julho de 2011

Foto da Antiga Igreja das Preces, Ribeira Grande - Machico

Esta foto inédita da primeira igreja da Ribeira Grande em Machico, aqui podemos observar o passar dos tempos. Muitas pessoas estão em redor da igreja, possivelmente alguma festa com romagens uma vez que notamos a existência de barracões.
Toda a paisagem dominada pela agricultura, simplicidade das casas e uma igreja que o povo construiu com muito custo sendo o seu grande impulsionador o seu 1º pároco Padre Nascimento.
A igreja que vemos a preto e branco foi benzida no dia 5 de Setembro de 1965 por D. David de Sousa, no entando na manhã do dia 15 de Julho de 1978 aquele templo ruiu o que obviamente causou grande consternação mas esta não esmoreceu e a 18 de Março de 1984 inaugurava-se a actual igreja sendo presidida pelo Bispo D. Teodoro de Faria, com a curiosidade de esta ter sido a primeira igreja a ser dedicada por ele.
Nesta comunidade foi inaugurado o Centro Social e Paroquial, no dia 5 de Setembro de 2002 com o centro de dia para idosos.
De referir que inicialmente antes da construção da igreja as pessoas iam à missa muitas vezes nas Capelas de Nossa Senhora das Preces, no Marco e à Capela de São Cristóvão no Caramanchão.
Em 1961 tinha 2855 paroquianos residentes em 581 casas...

Sem comentários:

Enviar um comentário