segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Piquinho festejou importante efeméride (Jornal da Madeira 27 de Agosto)

No passado fim-de-semana na freguesia de Machico
Piquinho festejou efeméride com muita animação
As cerimónias que se realizaram no Piquinho, assinalando as bodas de ouro daquela paróquia madeirense foram muito participadas pela comunidade que viveu este momento com alegria.
A paróquia do Piquinho esteve no fim-de-semana passado (dias 20 e 21 de Agosto) em destaque pela comemoração dos 50 anos da comunidade.
No sábado a chegada das romagens com tantos produtos foi uma animação e uma grande emoção para todos uma vez que já à muitos anos que não se faziam romagens cantadas.
A Eucaristia vespertina pelas 20h30 teve como pregador o Pe. Manuel Carlos que já esteve na paróquia que mostrou grande emoção por estar entre a comunidade em festa.
Logo após a Eucarsitia o adro já estava quase completo como há muitos anos não se via, para ver as danças das romagens e apreciar os belos cantares das romagens antigas, fazendo alusão á história e construção da paróquia. No meio de diversão as arrematações decorriam a bom rítmo, estalava o fogo de artifício e a surpresa da Confraria estava pronta: a canja para aquecer ainda mais os corações de todos quantos estavam na festa.
No domingo era a grande celebração, desde as 11 horas da manhã que já estava grande agitação na festa com um programa de rádio que se realizou antes da celebração, aos poucos os vários sítios já estavam a realizar os seus tapetes.
A cerimónia iniciou-se pelas 15 horas onde um grande cortejo com irmãos das confrarias, acólitos e sacerdotes se integraram.No início foi lida uma introdução que fazia alusão à história da comunidade paroquial. Toda a cerimónia decorreu com a máxima dignidade.
Na acção de graças foram agraciados aqueles que se baptizaram e casaram em 1961 e aqueles que participaram na construção da igreja paroquial. Antes foi lido um poema de homenagem ao principal impulsionador da construção e dinamização da igreja, o Pe. Eduardo Nascimento. Foram também agraciados os anteriores párocos presentes, Cónego Ribeiro, Cónego Dias e Padre Manuel Carlos e ainda os sacerdotes convidados, Cónego Manuel Martins que nesse dia fez a pregação, Pe. Clemente, Pe. Alexandre e também o distinto filho da paróquia o Pe. Saturino Gomes. Foram lembrados todos os sacerdotes que passaram pela comunidade desde 1961 incluindo o Pe. Ressureição Viveiros natural desta paróquia.
No fim o grupo de acólitos preparou uma homenagem ao actual pároco, Pe. António Ramos, com a leitura de um agradecimento e oferta de um quadro. Foi também um dos momentos mais altos da cerimónia quando toda a assembleia se levantou a aplaudir.
Depois seguiu-se a procissão muito participada e sobre um tapete que esta muito bem elaborado com motivos alusivos aos 50 anos da paróquia. Após as cerimónias que duraram quase três horas estava garantida a diversão novamente com as romagens antigas da paróquia e todo um cumprir de programa já elaborado para estas cerimónias.
No fim o sentimento era geral: bonitas cerimónias se realizaram no Piquinho e muito participadas pela comunidade que viveu este momento com alegria. Ficaram no coração de todos os presentes e estão registados os momentos para as próximas gerações se recordarem aquando do centenário!
Muitas fotos e vídeos podem ser vistos no blog: acolitos.piquinho.blogspot.com, no youtube em: paróquiadopiquinho e no facebook dos Acólitos do Piquinho.

Patrício Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário