quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fundação da Paróquia do Piquinho - Machico


Faz hoje exactamente 50 anos que a Paróquia foi criada através do Decreto Diocesano de 24 de Novembro de 1960…

Aquando das divisões em Paróquias que foram realizadas pela Ilha da Madeira, Machico não foi excepção e através de decreto diocesano de 24 de Novembro de 1960 foi criada a Paróquia do Piquinho e igualmente a Paróquia das Preces que contam sempre com o mesmo pároco.

Nessa altura o pároco era o Rev. Padre Freitas Nascimento que tinha a grande missão de erguer templos para estas duas paróquias, sempre foi um pastor amigo de todos e ajudava aqueles que menos tinham, actualmente ainda se lembra das pessoas e da história da construção das igrejas, mas já está muito doente e nem sempre tem a memória fiel.

Do lado do Caramanchão a paróquia começou a funcionar a 1 de Janeiro de 1961, mas na Capela de S. Cristóvão integrada no Solar com o mesmo nome. Durante alguns anos ali funcionou a paróquia, mas o sonho era a construção do templo que sempre mereceu o apoio dos paroquianos. Entre grandes romagens, ajudas monetárias dos paroquianos, trabalho gratuito das pessoas e as idas do pároco á América, se iniciam as obras da Igreja.


Quando o Salão Paroquial estava concluído a Paróquia começou ali a funcionar até a construção da Igreja estar pronta, logo passado alguns anos a Igreja é inaugurada com uma grande cerimónia de Crismas e com a presença do Bispo D. João António da Silva Saraiva, em 23 de Julho de 1967. Esta Igreja que foi construída pelo povo tem como patrono São José, isto em homenagem a um pequeno Solar com capela dedicada a São José do séc. XVIII que em tempos existiu no cume de um monte no Sítio do Piquinho, actualmente restam pequenas ruínas que têm um grande valor arqueológico. A imagem original da Paróquia, referente a S. José quebrou-se num dia de festa aquando dos tradicionais beijos às imagens, que acabou em tragédia restam os registos fotográficos da imagem. Foi comprada uma nova imagem já alguns anos para o serviço da Paróquia. (Imagem a cores).



Esta paróquia conta com 6 sítios, sendo eles o Sítio do Marco, Landeiros, Caramanchão de Dentro e Murtinhal, Caramanchão de Fora e Piquinho, Terça e Fazenda. Nestes anos muitos foram os párocos que por aqui passaram, sendo os mais recentes Rev. Padre Viveiros natural da paróquia, Rev. Padre José Afonso, Rev. Padre Manuel Carlos e actualmente desde 2005 o Rev. Padre António dos Ramos.
A Paróquia conta com a Igreja Paroquial, Sacristia, Salão Paroquial, Capela Mortuária, Casa Paroquial e Salas de Catequese, actualmente tem necessidade de algumas obras nestes equipamentos e uma grande obra para a paróquia seria a construção de um Centro Paroquial e Centro de Dia de São José, um espaço que reunisse condições para os grupos paroquiais, gabinetes do pároco e outros, sala de reuniões, centro de dia e sala com bar para convívio dos paroquianos. Actualmente a obra que está prevista é a recuperação do Salão Paroquial para o início de 2011, temos ainda obras para serem realizadas como no adro em frente às salas de catequese, nas salas e casa paroquial. O adro principal foi recentemente restaurado, com tempo e boa vontade tudo é possível realizar.


Esta comunidade conta com algumas capelas históricas, como a Capela das Preces de 1750 fundada pelo cónego Agostinho de Góis e Menezes, Capela de São Cristóvão de 1692 mandada construir pelo morgado Cristóvão Moniz de Menezes e a Capela de Santa Ana possivelmente de 1755 que posteriormente foi instalada no edifício uma importante escola das Irmãs Vitorianas.





Muitos mais pormenores e histórias haveria para contar, mas o desejo é que estes 50 anos da fundação da Paróquia do Piquinho sirvam para marcar uma viragem histórica, que se realizem os projectos mais ambiciosos e que também sirva para nos lembrarmos das pessoas que já partiram e que muito contribuíram, e também por todos os Sacerdotes que contribuíram para o enriquecimento espiritual da paróquia. Que venham os 100 anos…



Escrito por: Patrício Sousa

3 comentários:

  1. Ola sr:Patricio de Sousa antes de copiar o html de um video do you tube para este blog , onde diz Include related videos marque nao e que eu estou confuso vim fazer um visita a este blog e perdime estava vendo o video promessas dos acolitos e parei para ver a alma benfiquista!!!
    mas falando a serio este blog e muito interessante obrigado!
    e continuem o bom tabalho!

    ResponderEliminar
  2. Queremos manifestar o nosso agrado pelo seu comentário, se possível gostaríamos que nos explicasse melhor a sua ideia relativamente a se ter perdido no blog... está a falar relativamente aos vários vídeos que aparecem como sugestão, é isso?
    Agradecemos o comentário e esperemos que continue a nos seguir. Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Já identificamos o problema... era relativamente aos videos que apareciam como sugestão. Prometemos brevemente resolver isso. Esperemos também que continue a ser nosso seguidor!

    ResponderEliminar