segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Diálogo inter-religioso: Bento XVI anuncia peregrinação a Assis

Papa vai assinalar 25.º aniversário da iniciativa tomada pelo seu predecessor, João Paulo II, em 1986, e renova apelos em favor da paz.

Cidade do Vaticano, 01 Jan (Ecclesia) – Bento XVI anunciou hoje que se vai deslocar à cidade italiana de Assis, no próximo mês de Outubro, para assinalar o 25.º aniversário do encontro entre líderes religiosos então convocado por João Paulo II.

“No próximo mês de Outubro deslocar-me-ei como peregrino à cidade de São Francisco, convidando a unirem-se a mim, neste caminho, os irmãos cristãos das diversas confissões, os expoentes das tradições religiosas do mundo e, em espírito, todos os homens de boa vontade”, revelou, após a recitação da oração do Angelus, no Vaticano, este Sábado.

Segundo Bento XVI, a iniciativa visa “fazer memória” do gesto do seu predecessor, em 1986, que qualificou como “histórico”.

No dia que a Igreja Católica dedica ao tema da paz, o actual Papa falou da necessidade de “renovar solenemente o empenho dos crentes de todas as religiões em viver a sua própria fé religiosa como serviço à causa da paz”.

A cidade de Assis, na Itália, está ligada à figura de S. Francisco (1182-1226), um dos santos mais populares no catolicismo, apresentado, entre outros, como exemplo de compromisso no diálogo entre as religiões.

Referindo-se ao tema do Dia Mundial da Paz 2011, Bento XVI observou que “as grandes religiões podem constituir um importante factor de unidade e de paz para a família humana”.

Para o Papa, “quando se reconhece efectivamente a liberdade religiosa, respeita-se na sua raiz a dignidade da pessoa humana”, reforçando “as próprias instituições e a convivência civil”.

Na parte final do encontro, Bento XVI saudou os peregrinos de língua portuguesa, pedindo que “Santa Maria, Mãe de Deus”, interceda “junto do seu Divino Filho, Príncipe da Paz, para que a humanidade se abra cada vez mais ao Evangelho, único caminho para a verdadeira fraternidade”.

«Liberdade Religiosa, caminho para a paz» foi o tema escolhido pelo Papa para a 44ª Jornada Mundial da Paz, celebrada na Igreja Católica, desde 1968, a 1 de Janeiro.

Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário