quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Paróquias madeirenses assinalam cinquenta anos

A celebração diocesana de comemoração do 50.º aniversário da criação das paróquias que terá lugar no próximo domingo, 30 de Janeiro, será um dos grandes acontecimentos desta efeméride. Às 15h30 inicia-se o cortejo comemorativo com saída do Jardim do Municipal nele integrando-se os representantes de todas as paróquias da Diocese do Funchal, assinalados pelos respectivos pendões, acompanhados por uma banda filarmónica.
À chegada à Sé será celebrada a Eucaristia. Estas actividades serão presididas por D. António Carrilho.
No dia 1 de Janeiro de 1961 entraram em funcionamento as 50 novas paróquias constituídas por decreto de D. David de Sousa, então Bispo do Funchal, publicado a 24 de Novembro de 1960.
Dessas actualmente existem 44, já que foram extintas seis: Bom Despacho, no Campanário; Consolação, na Ribeira Brava; Santa Catarina em Santa Cruz; Cruz no Porto da Cruz; Vera Cruz no Faial e São Joaquim em Santana.
O arciprestado que tem maior número de novas paróquias é o Funchal com 13 e o que tem menos é o de Santana com uma (paróquia da Ilha).
Com cinco novas comunidades paroquiais ficaram os arciprestados da Calheta, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Ponta do Sol e São Vicente e Porto Moniz. Com dez paróquias ficou o arciprestado de Machico e Santa Cruz.
Fonte: Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário